
SISTERP fez a sua apresentação pública à comunicação social no dia 16.10.2021, na sua primeira sede distrital, na cidade de Viana do Castelo.
Também, no mesmo dia foi inaugurada a sede distrital de Viana do Castelo.
Ambas as iniciativas foram apadrinhadas pela USI – União de Sindicatos Independentes, na pessoa do seu diretor Luís Rijo.
Na apresentação à comunicação social intervieram:
Conceição Gonçalves, presidente da MAG,
Luís Rijo, Diretor da USI e
Paulo Marinho, Secretário – geral.
Das intervenções dos dirigentes (podem ser lidas abaixo) e da do convidado Luís Rijo, destacamos algumas passagens:
Agradeceu o convite e que era uma honra, em nome da USI, apadrinhar as iniciativas promovidas pelo SISTERP. E, logo enalteceu o papel e princípios do SISTERP que são os mesmos da USI.
Aproveitou para, em linhas gerais fazer algumas considerações da missão, princípios e objetivos da USI, a sua história e o caminho de futuro.
Valorizou e elogiou o Dossier Negocial – Reivindicações e Contributos para 2021 e 2022 do SISTERP.
Adiantou que na próxima quarta feira a USI, em reunião do órgão vai aprovar a filiação do SISTERP.
Terminou como começou perspetivando um SISTERP de afirmação, sempre independente e livre que rapidamente se vai alastrar a todo o território nacional ,na certeza que doravante vamos (SISTERP e USI) fazer mais e melhor história.

A partir de ontem, os associados do SISTERP e todos os trabalhadores em geral passam a contar com um espaço dignificante e aprazível que engrandece os seus dirigentes.
A sede distrital, sedeada na rua Sport Clube Vianense Lote/nº 3 R/c Esqº – Viana do Castelo (Monserrate) tem um conceito inovador e que muito contribuirá para o crescimento do SISTERP.
No ato intervieram Conceição Gonçalves e Paulo Marinho pelo SISTERP e Luís Rijo pela USI . Após as intervenções que foram valorizadas pelos presentes foi descerrada uma placa alusiva ao ato pela Presidente da MAG, Presidente de Direção, Luisa Pereira e o Diretor da USI.
De seguida Conceição Gonçalves convidou todos os presentes (Associados, Patrocinadores, Parceiros, jornalistas e convidados) para um “verde de honra” que foi mote para um excelente espaço de confraternização e sadia convivência entre todos. Foi algo marcante,
Bem hajam a todos!
Intervenção da Presidente do MAG
Boa tarde a todos
Queremos agradecer a vossa presença nesta tarde de sol, neste espaço que elegemos para instalar a primeira sede distrital desta associação com um novo projeto, independente e solidário constituída por trabalhadores da administração pública central, regional, intermunicipal e local, que integra trabalhadores de entidades que prosseguem fins públicos e da economia social e afins.
Queremos agradecer a presença dos Senhores jornalistas, do representante da USI, Luís Rijo que nos apadrinha neste nosso paradigma e projeto diferente, mas que quer afirmar a sua matriz sindical de independência e solidariedade e ainda a todos presentes.
Um reconhecimento a todos que nos têm ajudado de alguma forma nesta jornada, no crescimento, na divulgação da nossa associação e suas bandeiras e que permitem que mais pessoas tomem conhecimento sobre a nossa atividade.
Feitos os agradecimentos e um breve enquadramento da nossa estrutura sindical, julgo estar em condições de afirmar que é com muita satisfação ter-vos aqui a perceber o nosso “modus operandi” e as nossas linhas de ação, por alguém que vos quer comunicar com entusiasmo, esforçando-se por transmitir as ideias fundamentais sobre a área de atuação e diferença, e que nos permite sensibilizar para a mesma.
Utilizar o pretexto: sempre se fez assim é sinónimo de incapacidade para nos tornar melhores, limita no tempo e anuncia a morte. É preciso enraizar uma cultura organizacional estruturada. O futuro será das entidades competitivas! Queremos desempenhar um papel preponderante em provocar a mudança nas mentalidades, fazer um caminho com distinção e qualificação, com capacidade de adaptação. Confiamos no valor dos elementos que compõem a direção e queremos que todos participem na atividade sindical
O nosso projeto sindical é novo, independente e solidário, os desafios são enormes, mas com uma interação regular e positiva saberemos encontrar as melhores soluções, num trabalho de proximidade e confiança
Queremos construir um sindicato que seja motivo de orgulho para os seus membros e que estes sintam na vida quotidiana os benefícios resultantes da sua atividade. Vamos ter em consideração a voz dos sócios, abrir espaços de debate para que possam expressar as suas opiniões, tão preciosas para nós e para fazer cumprir o nosso desígnio de construir um sindicato próspero. A nossa ambição é encontrar um formato de cooperação para nos tornar mais fortes e coesos
Estamos conscientes que, para atingir as metas que ambicionamos, não bastará uma estratégia regional, temos que crescer a nível nacional.
De seguida intervém Luís Rijo-USI e termina a apresentação o Secretário Geral, Paulo Marinho que vai partilhar convosco toda a história, percurso até aqui e horizontes de amanhã.
Viva o SISTERP!
