Como nota prévia, não poderia deixar de expressar um sentimento de gratidão e estima a todas e a todos quantos se empenharam para tornar realidade este novo projeto sindical, independente e solidário, sendo o SISTERP.

Bem hajam!

Até à presente data, o trabalho desenvolvido foi árduo, mas muito recatado. Chegou a hora de mostrarmos quem somos e traçar o caminho que desejamos para o SISTERP, mas muito especialmente para os Trabalhadores.

Obviamente que precisamos de manter-nos sempre atentos e concentrados, valorizando o saber-estar e o saber- fazer, como premissas para atingir objetivos maiores e mais dignos. Trata-se de viver o sindicalismo de hoje, com os olhos postos no futuro.

O caminho foi definitivamente desenhado, aquando da tomada de posse dos órgãos sociais, em ato próprio, levado a efeito no dia 24 de março de 2021. Este ato ocorreu após eleições (por sufrágio secreto e universal), realizadas no dia 8 de março de 2021 (dia ímpar – Dia Internacional da Mulher). Culminou com a publicação dos seus dirigentes no Boletim de Trabalho e Emprego e devidas comunicações formais: à DGAEP (Direção Geral da Administração e Emprego Público), e às entidades que os Dirigentes integram.

Com o virar da “página” já se fez história!

Toda a equipa assumiu cumprir as funções estatutariamente previstas e dignificar o SISTERP. Estamos imbuídos de uma perceção de um sindicalismo independente, solidário e, simultaneamente, novo e moderno, em prol dos trabalhadores, com acuidade para os nossos associados.

O SISTERP não é um organismo de cariz particular. Move-se em função de todos quantos já o abraçam, recetivo a todos os que abraçarão este projeto, em crescimento.

A cada passo devemos, sem exceção, vincar a nossa matriz independente e solidária, o que não inviabiliza a celebração de acordos ou protocolos, com quem quer que seja, sempre que se garantam os princípios basilares que defendemos.

Nada de positivo se constrói sem força, determinação, vontade e sinergias!

Este projeto sindical, independente e solidário, na sua ação social e laboral, tem e terá como bandeira político-sindicais: a ética, a qualidade e a seriedade, no trabalho sindical, repondo a credibilidade do sindicalismo, como função distinta na sociedade portuguesa. Tem como objetivo primordial a intervenção construtiva, inovadora e responsável na comunidade. Para tal, privilegiará o diálogo positivo e eficaz, na relação com todos os agentes da sociedade portuguesa.O SISTERP – afirmar-se-á enquanto ator político-sindical independente e solidário, lutando e defendendo, com resiliência, seriedade e justiça, a dignidade profissional dos trabalhadores da Administração Pública (Central, Regional, Intermunicipal, Local), Regimes Públicos e Economia Social.

Convictos de que nos esperam tempos desafiantes, acreditamos que, com a boa-vontade e empenho de todos, saberemos, em cada momento, encontrar a solução que melhor se adeque a um determinado problema ou situação.
O SISTERP já definiu as suas primeiras “bandeiras” de intervenção e ação sindical que passarão por:

  • Combater a degradação e a desvalorização do trabalho, reivindicando o princípio de equidade- “para trabalho igual, salário igual”;
  • Repor as injustiças resultantes dos descongelamentos de carreiras (contagem dos pontos e distorções operadas, no sistema remuneratório, face às atualizações da remuneração mínima na Administração Pública);
  • Asseverar e pugnar para que o movimento sindical independente seja parceiro efetivo e com assento na concertação social, no âmbito da Administração Pública;
  • Prevenir e combater situações de abuso ou assédio, pessoal ou profissional;
  • Desenvolver barómetros, questionários e outros mecanismos de inquérito, monitorizando e caraterizando as condições laborais nos setores, tendo também em atenção a forma como estes instrumentos podem promover uma participação mais democrática, o debate e a análise crítica, bem como contribuir para a representatividade das decisões.
  • Este projeto que é o SISTERP preconiza uma abertura peculiar à comunidade e trabalhadores. Constitui um estímulo à participação de todos, alicerçada em propostas – âncora, tais como: reuniões com os trabalhadores, como marca de proximidade e confiança, bem como a transmissão online de determinadas reuniões de direção e conselhos gerais (abertura e flexibilidade).

Para tal desiderato e no sentido de mitigar os efeitos pandémicos, privilegiaremos a presença do SISTERP no site e redes sociais, com as devidas singularidades (e não aberta a toda e qualquer comunicação), de modo que os trabalhadores nos conheçam e possam interagir proativamente. O site não será apenas mais uma ferramenta de comunicação; é outra forma de PROXIMIDADE que não a PRESENCIAL.

Em síntese, esperamos, desde já, poder chegar aos trabalhadores, de forma clara, inteligível e eficaz, como desígnio de PROXIMIDADE e CONFIANÇA.

Acredita neste projeto sindical Independente e Solidário, porque crescemos juntos!

Contamos contigo!

Junta-te ao SISTERP!

CONTA CONNOSCO!

(Paulo Marinho)